quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SOBRE O DIPLOMA DE JORNALISTA


Mais uma vez, venho a público dar minha opinião sobre a questão "Diploma para jornalistas". Tinha que ser do PT. É claro, evidente, óbvio, mais que óbvio, óbvio ululante, que tinha que ser do PT. Falo do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da Proposta de Emenda Constitucional(PEC 389/2009), que exige o diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Ora, um partido político que endeusa um analfabeto que diz odiar a leitura de jornaais - e livros, por extensão, creio -, caso do senhor Lula, isso dito por ele mesmo, Lula, deve ser composto em boa parte, presumo, por idiotas da objetividade ou analfabetos por demérito próprio. O velho e saudoso Sérgio Porto, criador do eterno Stanislaw Ponte-Preta, possivelmente diria ao senhor Paulo Pimenta a frase imortal: "Ou é má-fé cínica, ou estupidez rígida, quase militar."
Não vou me prolongar sobre um caso que já foi decidido pelo Supremo. E não me surpreende nada essa vontade de voltar aos tempos da ditadura mulitar que dominou o país durante longos 21 anos. Qual o petista democrático por excelência? Se alguém conhece um, apresentem-me essa "avis rara". A propósito, quem são os melhores amigos do presidente Lula: Evo Morales, Rafael Garcia, Hugo Chávez, Kadhafi (o ditador líbio), e outros que tais. E sabe-se que neses países pode existir tudo, menos democracia e liberdade de imprensa Isso, externamente. No Brasil, os amigos do peito de Lula são: Fernando Collor, Renan Calheiros, José Dirceu, José Genoíno e outros da mesma espécie.
E a pergunta inevitável: os militares amordaçaram a imprensa, tanto que ela quase morre sufocada. Será que não é isso mesmo que pretendem, pessoas como o senhor Paulo Pimenta?





Após o adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 389/2009), que exige o diploma de jornalismo para o exercício da profissão, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da PEC, afirmou que a imprensa pode prejudicar a aprovação, ao se mostrar favorável à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a obrigatoriedade do diploma.
“Basicamente, durante esses quatro meses, todo o debate público se mostrou favorável ao diploma, mas ontem os jornais mostraram o outro lado da moeda, com vários editoriais dizendo que a questão já foi resolvida pelo STF. Já sentimos o impacto desses editorais entre alguns deputados. Temos uma certa preocupação com isso, mas ainda muitos são favoráveis ao diploma”, declarou Pimenta.
Para o deputado, a imprensa não colabora com o debate público sobre o diploma. “Não se publica nada sobre o assunto nos jornais. Acho que a PEC é a única que será aprovada sem sair na imprensa”.
Pimenta, que também é jornalista, criticou os profissionais por não abrirem o debate. “Os jornalistas discutem entre si, mas não dão uma nota sobre o assunto”, protestou.

FONTE: Programa "A VOZ DO BRASIL"