quarta-feira, 7 de abril de 2010

UM HOMEM MUITO IMPORTANTE


O presidente do Congresso Nacional,  senador José Sarney (PMDB-AP), assumirá a Presidência da República de segunda a quarta-feiras da próxima semana.
E a razão é simples: é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará domingo a Washignton, para participar de conferência sobre segurança nuclear e colocar José Sarney na Presidência do país, é a única forma de não inviabilizar as candidaturas do vice presidente, José Alencar, a deputado ou senador por Minas Gerais, e de Michel Temer (PMDB-SP) a vice na chapa da pré candidata do Partido dos Trabalhadores à sucessão de Lula da Silva, Dilma Rousseff.
Para evitarem assumir o lugar de Lula, o que inviabilizaria suas candidaturas, o vice José Alencar teve que arranjar uma viagem ao Uruguai. Quanto ao deputado Michel Temer, ele também também deixará o país, mas ainda não sabe para onde irá.
Com Lula da Silva, José Alencar e Michel Temer fora do Brasil, cabe ao presidente do Congresso Nacional, senador  José Sarney, assumir a Presidência, porque é o terceiro na linha sucessória e não é candidato a nada nas eleições deste ano.
José Sarney já foi presidente da República, de 1986 a 1990, tendo sido o principal responsável pela abertura democrática no país, depois de duas décadas de regime militar. 
Falar da importância de José Sarney para a história política brasileira nunca é demais, além de ser tarefa para historiadores espacializados porque, tendo ingressado na vida pública na década de 1950, foi suplente de deputado federal, deputado federal, governador, senador entre 1970 e 1978 pelo Maranhão, presidente da República (1985-1990), e senador pelo Amapá desde 1990. Isso tudo sem contar que está pela segunda vez, na Presidência do Senado e, por consequência, na Presidência do Congresso Nacional.
   Por tudo isso e muito mais, assim como pelo fato de ser um diplomata por excelência, por ser cordato e possuidor de uma cultura invejável, além de ser um escritor de primeira linha, é muito bom para o Amapá e para os amapaenses, tê-lo como senador pelo nosso estado.
Com o exercício da Presidência da República, ainda que por poucos dias, é certo que o Amapá ganhará as páginas da mídia nacional, além de se poder esperar que ele, na condição de presidente da República, possa carrear mais recursos para o nosso desenvolvimento econômico e social, além do muito que já faz.
Que Deus o abençoe, portanto, em mais essa árdua tarefa que o destino lhe impôs, muito embora saibamos que ele enfrentará mais esse desafio com galhardia e sabedoria, pelo bem do Brasil, e, aqui pra nós, pelo bem do Amapá.