quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SEIOS MATERNOS E TETAS GOVERNAMENTAIS

O seio, como se sabe, é aquela parte da anatomia feminina, cheia de curvaturas e sinuosidades, que o vulgo chama também de peito.
Na pecuária, o seio atende pelo nome de teta. Muito embora não tenha nada a ver com pecuária, exceto pela placidez bovina com que o povo assiste o desperdício do dinheiro público, o governo também tem tetas. Tetas imensas, generosas, produtivíssimas. Mas apenas para  quem consegue sugá-las. Para estes, as tetas governamentais têm saúde de vaca holandesa premiada em exposição.
Mulheres de peito já as tivemos muitas. Marylin Monroe, Jane Mansfield, Gina Lollobrigida, possuíam seios opulentos e eventualmente túrgidos. Ficaram famosas, menos pelo talento e mais pelos seios, peitos ou tetas. Vocês decidem.
Nestes tempos de vacas magras, seios opulentos caíram de moda. A onda, agora é a mulher despeitada, lisa, retilínea, com seios que lembram mais um par de ovos - fritos, evidentemente.
Até mesmo as tetas governamentais estão produzindo menos. Ou por falta de dinheiro, digo, de leite, ou porque a fonte secou ou está secando.
Mas, leio com satisfação, notícia em jornal local, dando conta de que a Secretaria da Saúde está organizando a semana da amamentação, no Amapá. É claro que o evento é dirigido exclusivamente à turma do andar de baixo. O andar de cima, provavelmente já está saciada. Já mamou demais.
Falando sério, é uma iniciativa que merece todo o apoio da sociedade. O leite materno é absolutamente indispensável para o perfeito desenvolvimento físico e mental da criança recém nascida. O mau hábito de muitas mulheres que optaram por não amamentar suas crias, por medo de perderem a rigidez dos seios, fez com que toda uma geração crescesse desfalcada de nutrientes importantíssimos ao seu desenvolvimento. A mentalidade começa a mudar. Nenhum alimento é mais completo que o leite materno.
Amamentar é ato tão sagrado, que nem o mais patife dos homens ousará faltar com o respeito devido à mulher, que por uma razão qualquer resolva amamentar seu filho, em público.
É bom que seja assim. O Brasil precisa de filhos fortes e saudáveis. E a melhor contribuição que as mulheres poderão dar, será amamentar suas crianças para que elas cresçam e se desenvolvam plenas em vigor e saúde.
Quanto às tetas governamentais, estas, quanto menos amamentarem, melhor para todos.