terça-feira, 16 de agosto de 2011

ÚLTIMA VIAGEM


O velho marujo Anníbal Barcellos começou sua última viagem, ontem, 14 de agosto do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois de 93 anos navegando nos tempestuosos mares da vida, partiu para o Mar da Serenidade, onde singrará por toda a eternidade.
Capitão de Mar e Guerra da Marinha Brasileira, o Comandante Barcellos, como era chamado, deixa atrás de si um impressionante legado político e administrativo. Foi o último governador nomeado pelo regime militar de 64 para o então Território Federal do Amapá, e exerceu o cargo no período de 1979 a 1985. Foi, também, o primeiro governador eleito do Estado do Amapá, após a transformação do Território do Amapá em Estado, em decorrência da promulgação da Constituição Federal de 2008, cargo que exerceu no período de 1991 a 1995. Antes, porém, foi eleito Deputado Federal no período de 1987 a 1991. Anníbal Barcellos também foi prefeito eleito de Macapá entre 1997 e 2001. Em 2004 foi eleito vereador municipal de Macapá e, ao fim do mandato em 2008, encerrou sua movimentada, brilhante e vitoriosa carreira.
Anníbal Barcellos foi, é e sempre será um referencial no exercício da arte da política. Os mais jovens, certamente, muito aprenderão com ele sobre a arte de governar, tão necessária para o fluir tranquilo entre os embates da vida política.
Sobre suas muitas realizações administrativas, não é este o momento mais adequado para comentários mais detalhados. Mas é importante dizer que, se hoje temos mais escolas, mais ruas, mais avenidas, mais praças e mais muitos mais, devemos a ele e seu modo simples de governar.
Agora que viaja em águas tranquilas sobre o Mar da Serenidade, desejamos do fundo do coração, que o velho marinheiro aporte sua nau no seguro Porto do Céu. Deus, na Sua infinita misericórdia, certamente designará um anjo-marujo para recepcioná-lo e dar-lhe boas vindas. Convém não esquecer que o Deus de Abrahão, também foi uma espécie de marujo, quando Seu Espírito deslizava sobre a superfície das águas onde sopravam fortes ventos, como nos ensina o Livro dos Livros.
Enquanto isso nós, ainda em terra firme, desejamos ao velho comandante uma boa viagem. Que tempestades e borrascas celestes jamais ocorram durante essa longa travessia.