sexta-feira, 26 de março de 2010

JOSUÉ, O CONQUISTADOR DA TERRA SANTA

Todos temos pelo menos uma ideia de quem foi Josué, o hebreu que sucedeu a Moisés na condução do povo de Israel à Terra Santa, depois de libertados de séculos de escravidão egípcia. A história de Josué é de uma magnitude que poucos de nós imaginam e, com certeza, foi um dos maiores líderes do povo judeu e mesmo, pode-se dizer, da história universal. A ela, portanto.
JOSUÉ (Jeshua, Ieshua, Iehoshua, Yehoshua – Filho de Num, general e sucessor de Moisés (Mochê, Moshe, significando “retirado das águas” ou “nascido das águas”. Seu nome verdadeiro foi trocado de Oséias, que mantém o significado de “socorro” ou, segundo outra tradução, “salvador”, para o de Josué, ou Iehoshua, significando “YHWH (Javeh) é o Socorro” ou “YHWH é o Salvador”. No caso, YHWH (tetragrama que entre os hebreus era o nome de Deus no seu sentido mais verdadeiro, ou seja, significando o Impronunciável). Sabe-se que entre os árabes, o nome de Alá (Allah) é Deus, aquele que tem 100 nomes, dos quais o último não pode ser pronunciado. A propósito, a palavra Deus - (Ser considerado pelas religiões como absolutamente superior, perfeito, Criador do Universo) - não porta nenhum significado ou sentido último. Apenas nos coloca diante da fé nele. Muito embora o ser humano tenha conquistado enorme conhecimento e desenvolvido seu intelecto, ainda assim, é incapaz de verdadeiramente entender e conceituar a Deus, limitando-se a ter fé. Deus é uma entidade que não tem propriamente nome, quando nos atemos aos vocábulos usados no Velho e no Novo Testamento. Algumas palavras como Javeh, Jeovah, Elohim ou Adonai, são utilizadas como forma de nos auxiliar em nossas experiências com Deus e outras são agregadas a estas, denotando o tipo de experiência que tivemos.
Mas, voltando ao nome JOSUÉ (Ieshua (Jesus em aramaico, língua original do Mestre, pois antes de ser judeu, era arameu), pertencia Josué à tribo de Efraim (segundo filho de José e neto de Jacó (Jacob). Efraim também é nome de uma das 12 tribos de Israel (nome posterior de Jacob, filho de Isaac, significando Jacob “Deus proteja” ou, porque o nome se aproxima do verbo aqab, que é igual a “enganar, ludibriar”, porque Jacob enganou seu irmão Esaú, ou ainda a origem do nome de Jacob possa vir de Aqêb (Aqueb, que tem o significado de “calcanhar), porque nasceu segurando o calcanhar do irmão. E porque Jacob lutou com um Anjo de Deus às margens do Jaboque, teve o nome modificado para Israel, que significa “Forte como Deus” ou “Que lutou com Deus”. Apenas como detalhe, o sufixo “el”, que se encontra em nomes como Daniel e Rafael, tem o significado de Deus, em hebraico. Por exemplo: Daniel significa “Deus é meu juiz”; Rafael, igual a “Deus cura”, e assim por diante.
De modo que Josué foi escolhido para ser o herdeiro da liderança de Moisés para conduzir o povo hebreu (Ivrim ou Ibrim. Essa denominação pode ser advinda da expressão ever ha-nahar, que tem o significado de “aquele que vem do outro lado do rio”, uma referência ao Rio Eufrates. Outros, porém, acreditam que o nome hebreu venha de Heber, bisneto de Sem. O certo é que Josué conquistou a Terra Prometida, também chamada Terra Santa ou Canaã. Canaã, como se sabe, era a terra dos fenícios, mencionada já em inscrições egípcias datadas de 1800 a. C, e compreendia todo o território, cuja extensão não se pode precisar com certeza. Mais tarde, foi conhecido como Palestina, por causa da invasão dos filisteus (povo originário de Creta ou Caftorim. A palavra Filistim (Palestina) foi usada pelos gregos para designar toda a Canaã.
Entre os feitos de Josué, pode-se citar, além da conquista da Terra Santa, foi a travessia do Rio Jordão a pé, enxuto e com todas as tribos de Israel. Outro feito foi a derrubada dos muros de Jericó (cidade cananeia, também conhecida como a “Cidade das Palmeiras”). Josué morreu com 110 anos e foi sepultado no monte Efraim.
Josué foi o nome de um dos maiores líderes da história. Não esqueçamos que nós e o povo hebreu temos tudo a ver, porque são os nossos referenciais, tanto no que se refere à nossa religiosidade como aos nossos valores morais e intelectuais. Hebreus e gregos foram, creio, as duas maiores civilizações de todos os tempos, porque nos deixaram lições de ética, estética, cultura (com destaque para a filosofia), valores morais e religiosos, independentemente da religião que professemos ou não.
É claro que meu objetivo foi dar apenas uma pálida do que o nome de Josué significou para os judeus e para nós, também. Sem exagero, pode-se afirmar que ele foi um daqueles líderes que, por sua coragem, força e determinação, mudou a cara do mundo. E essa mudança é visível ainda hoje, e quero crer que assim será para sempre. Para se estudar a vida desse homem extraordinário, seria preciso escrever obra alentada, o que não me é possível, pois faltam-se talento, competência e conhecimento para tanto. Mas, se puder acrescentar alguma coisa aos conhecimentos de meus seis leitores, já terá valido a pena ter escrito este texto.