sexta-feira, 9 de abril de 2010

O CÓDIGO DA BÍBLIA

É fato que após a Segunda Guerra Mundial, um rabino da antiga Tchecoslováquia fez um estudo da Torah, a Bíblia hebraica que consistia na contagem das letras do alfabeto (Alefbeit) hebreu. E observou já no primeiro capítulo do Gênesis que, saltando cinquenta letras e depois outras cinquenta, e assim por diante, conseguiu soletrar a palabra TORAH. Naturalmente encantado viu que o mesmo resultado podia ser observado em nos demais livros que compõem o Pentateuco. O resultado não lhe apareceu apenas mera casualidade, o que o levou a escrever um livro no qual relata essa descoberta. A única cópia que existe desse livro está na Biblioteca Nacional de Israel. Posteriormente, outros estudiosos e matemáticos estudaram essa fantástica descoberta e concluíram a veracidade das informações anteriormente obtidas.
Um desses pesquisadores, o Dr. Eliahu Hips, matemático de fama mundial, catedrático da Universidade de Jerusalém, conseguiu comprovar com o auxílio de um computador, a veracidade daquelas informações e dividiu, então, a Bíblia original e todas as demais edições que compõem a Torah, com 304.805 letras, em 40 fileiras de 7.551 letras, ou 40 linhas com 7.551 colunas, após compactar todo o texto, sem intervalos entre as palavras, parágrafos nenhum e pontuação. E o resultado, conforme o livro O CÓDIGO DA BÍBLIA é que através de processo, consegue-se descobrir lendo a Torah , como já dissemos, na sequência, sem espaços, lendo na vertical ou na horizontal; da esquerda para a direita sobre determinado evento ou pessoa, mesmo nos dias atuais, encontra-se referências como nomes, datas, locais e etc...
A título de exemplo, o citado na página 105 do livro já mencionado, a palavra HIROSHIMA, Japão holocausto atômico e o número 3705, que no calendário hbraico equivale a 1945, são localizados e estão relacionados entre si. Pode até ser mera coincidência, mas que é coincidência, disso não se tenha a menor dúvida. E quem nos revela esse estranho fato e ninguém menos que o escritor amapaense Fernando José Elarrat, autor da cartilha "Alefbeitzando em Hebraico".
E foi por isso que decidi pesquisar um pouco mais sobre o assunto, e descobri que outros acontecimentos como o Holocausto e a morte de Ytzak Rabin, ex-premier israelense, assim como a eleição de Bill Clinton para a presidência dos Estados Unidos, puderam ser identificados usando-se o método descrito acima. É claro que se ouviram vozes de pessimistas questionando ou rejeitando o código. Como exemplo dessa oposição ao Código, a Sociedade Bíblica Alemã diz que "Deus não fala por códigos". Também a revista "Bibel Report" afirmou que "com talento para combinar as letras de diferentes maneiras pode-se encontrar praticamente todos os acontecimentos importantes.
É bem verdade que a Bíblia é a Palavra de Deus. Nela é descrito o passado, o presente e o futuro. Também é absolutamente necessário para os cristãos compreender que precisam de um renascimento em seus corações porque foi o Mestre que disse em João 3.3: "...se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
De qualquer modo, ainda que a fé seja um cajado sobre o qual podemos nos apoiar, também é verdade que não é possível construir a fé sobre as ruínas da razão. Ou, como se dizia antigamente em linguagem popular, nem tanto à fonte e nem tanto ao pote.

Mário Gurtyev recebe Ordem do Mérito Judiciário do DF

   O desembargador Mário Gurtyev de Queiroz foi agraciado no dia 29 de março deste ano de 2010, com a mais alta distinção honorífica do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, que se destina a agraciar magistrados, juristas, integrantes do Ministério Público Federal, Estadual e do Distrito Federal e dos Territórios, da Advocacia Geral da União que, pelos serviços prestados tenham-se tornado credores de homenagem da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, entre outras pessoas e entidades.
   As insígnias da Ordem são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, , nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz surge a Deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever, circundada por dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição "Mérito Judiciário - TJDFT".
   Mário Gurtyev é Corregedor Geral do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e, ao longo de sua carreira, participou de Cursos diversos na área do Direito, Seminários, Encontros, Congressos, Simpósios e Ciclos em vários Estados da Federação. O desembargador Gurtyev é bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), turma de 1975,
   Tudo isso significa a justeza da comenda recebida por toda uma vida dedicada ao Direito e à Justiça. Mas não se pense que o Grão-Colar, a mais nobre comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios (OMJDFT) representa uma honra e um reconhecimento das virtudes morais e do trabalho e dedicação aos estudos apenas para o desembargador. Na verdade, ela se estende a todo o Judiciário amapaense, e porque não dizer, a todo o Estado do Amapá. O recebimento dessa comenda mostra, também, a excelente imagem que o Judiciário Amapaense tem, não apenas entre nós, mas também nas mais altas instâncias judiciais brasileiras, incluindo aí, o próprio STF (Supremo Tribunal Federal, o que é privilégio de poucos, muito poucos.