segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO AOS VELHOS

É claro que este pequeno texto tem tudo a ver com o grande Rui Barbosa, do qual estou a mil anos luz de distância. O que ocorre, é que sou pretensioso demais, por isso a tentativa de escrever, senão como ele, o que é, acredito, impossível, pelo menos tentar já me satisfaz. Daí porque sua Oração aos Moços ser a minha inspiração.
O que quero, é apenas dar um recado aos velhos que nos dirigem. Mais que isso, é uma súplica, não ne-cessariamente cearense, com o perdão do nosso poeta Catulo da Paixão, Cearense, ele também: Parem de envergonhar nossa juventude, tão carente de bons exemplos, tão necessitados de boas referências, tão perdidos ao contemplar esta selva de corrupção em que nos transformamos, na qual os velhos do meu país chafurdam por vontade e demérito próprios.
Não esqueçam vocês, que não estamos tão distantes uns dos outros, pois moramos debaixo do mesmo teto, porém, à beira do mesmo abismo, mas não professando o mesmo credo, a crença de que o poder pode tudo, de que ter e ser são a mesma coisa, de que o vil metal, ainda que nobilíssimo, pode tudo comprar, porque a dignidade do homem honesto não pode ser comprada, ainda que se lhe ofereçam as próprias minas do rei Salomão.
Não esqueçam que ainda aguardamos o milagre da vinda de um santo homem, cuja honestidade esteja acima e além da nossa imaginação para nos governar. Isso, sim, seria um milagre que deixaria os tempos do Velho Testamento pálidos de inveja, quando o próprio Altíssimo conversava e obrava milagres ao vivo e em cores com e para o seu povo.
Não esqueçam, como disse o grande Rui, que não é verdade, como corre o mundo, que "longe da vista, longe do coração", pois sabemos seus segredo, conhecemos suas manhas e seus ardis para ludibriar o povo e para, tal qual abutres, saquearem o Erário, cujos recursos deveriam ser usados apenas e tão somente para benefício do povo.
O coração da gente vê longe. Podemos vê-los, até mesmo quando estão ausentes. Se no fim do horizonte estivessem, ainda assim, nós o coração do Brasil, os veríamos como são e o que fazem. Por isso, não mintam, não neguem o que são, tenham a coragem de dizer que têm uma dívida enorme para com o Brasil e os brasileiros e que não têm como pagar essa dívida decorrente dos seus comportamentos, pra dizer o mínimo, inadequados.
Vocês, os fichas sujas, devem ser deletados da política nacional para sempre, porque já abusaram demasiadamente da nossa paciência, como bem poderia ter dito Cícero.
Infelizmente, fizeram vocês de suas vidas, vidas gastas no mal, tornaram-se como velas das quais se retirou a centelha divina. Antes de se tornarem o que são, essa luz banhava todo o espaço político que nos envolve. Hoje, são apenas velas apagadas que enchem de escuridão os céus do Brasil. A morte eleitoral os espreita. E se ela ocorrer, não há ressureição possível. Afinal de contas, o que pode haver em comum entre vocês e o maior de todos os homens, o homem chamado Jesus? A não ser que pudessem se arrepender verdadeiramente de seus pecados, porque se assim fosse, o Filho do Pai E-terno os perdoaria, porque perdoar é sua característica maior. E em assim sendo, nós, o povo, os perdoaríamos também.