quarta-feira, 21 de julho de 2010

O SAPO DA PRAÇA BARÃO

Há muitos anos, havia na Praça Barão do Rio Branco, um sapo. Esclareça-se que não era um sapo qualquer. Era um senhor sapo. Um sapo rotundo. Provavelmente, o maior do mundo.
Pois não é que, como tantas outras coisas neste Amapá que já teve, de tudo um pouco, o sapo su-miu! E sumiu prá nunca mais voltar. Se voltou, ninguém sabe, ninguém viu.
   Talvez meus poucos leitores estejam estra-nhando a súbita saudade que me deu de um sapo. Não outro sapo, repito, mas este sapo. Acontece que o sapo em referência, como se diz em li-nguagem burocrática, ficava bem em frente à antiga agência dos Correios, situada na Praça Barão, e era feito de cimento. Não o Barão, mas o sapo, esclareça-se. Era uma escultura. Sem muito valor artístico é verdade, mas depois de um tempo, até mesmo um sapo de cimento pode ser cultura. Se o bum-bum da Carla Perez já foi  cultura, por que não o sapo da Praça Barão?
E agora, pergunto de modo um tanto quanto sherlockiano: onde andará o sapo da Praça Barão? Dolorosa interrogação, porque duvido que alguém saiba.
A mesma pergunta poderia ser feita para tantas coisas que sumiram, ou na esteira do sapo, ou quem sabe, por uma porta do tempo, para outra dimensão sequer suspeitada ainda, como o farol da For-taleza de São José e os leões de bronze do antigo Fórum. Os atuais leões são muito parecidos, mas não são originais, pelo menos é o que presumo. Quem sabe, são clones em gesso dos leões de bronze? Que sei eu de clones e de leões que perde-ram a sua masculinidade?  Estes são leões poucos sérios, porque perderam nas mãos de algum escultor beato - eu disse beato - aquele penduricalho anatômico, na maioria das vezes inservível, que a maioria dos machos carrega apenas para fazer peso.
Na esteira do sapo e dos leões de bronze, foram-se também as palmeiras que ficavam no centro da Praça Barão; os coqueiros que ficavam em frente ao antigo Fórum; os prédios antigos, varridos pelo vento da modernidade, misturado com a burrice patogênica dos que sempre nos governaram; o chafariz da Praça Veiga Cabral, o aero clube, a Assembleia Amapaense, não o Legislativo, mas o clube social e tantas outras coisas que fizeram com que Macapá, um dia fosse chamada de "A cidade joia da Amazônia". Hoje, não somos mais uma joia. Quando muito, uma bijuteria. Própria das zonas francas da vida.
Convém não esquecer que, tudo indica, tenha sumido também na esteira do sapo, dos leões, do farol, da palmeira e dos coqueiros, a nossa antiga vergonha na cara, a nossa honestidade intrínseca, o nosso modo misto de altivez e simplicidade, a nossa fé de que um dia as coisas poderiam ser bem melhores. Tudo foi embora. Não se sabe como nem para onde. Um dia iremos nós também.
Eu, que não sei rezar, às vezes peço aos deuses da chuva que tenham pena dos que nos sucederão. Eles, sequer têm a inocência que já tivemos um dia.