sábado, 18 de junho de 2011

PROBLEMAS DA TRANSPARÊNCIA

A palavra transparência está na moda. Transparente, sabe-se, é aquilo que é límpido, claro, que se vê de modo total, que não possui sombras ou esconderijos. Enfim, a transparência moral, contábil, financeira e administrativa deveria ser obrigatória em todos os poderes e instituições oficias da República Brasileira.
Infelizmente não é o que se vê. Quando muito, a propaganda mostra imagens pouco ou nada transparentes e a práxis política ensina que transparência é a melhor maneira de perder uma eleição ou o cargo, se eleito, porque por debaixo dos panos, tudo o que não deveria ser sequer pensado, acontece.
A transparência mostrada em alguns sites oficiais é inteligível, sim. Mas apenas pelos ‘experts’ no assunto. A rigor, ninguém sabe o que acontece no mundo nebuloso da arrecadação de impostos e, particularmente, nos seus gastos? Quem sabe, exatamente, o que acontece no pântano da política brasileira o real significado da palavra negociar? Será a política apenas um negócio? E se for, que tipo de negócio? Não sabemos,  ninguém sabe, sequer os envolvidos nas negociatas ou negociações. 
As injustiças cometidas são toleradas pacificamente pela população, porque a maioria não sabe de onde vem, realmente, e muito menos para onde vai o rico dinheirinho nosso de cada dia, extorquido a fórceps de um povo absolutamente impotente.
E o salvador da pátria não aparece, não dá as caras, não vem no seu cavalo branco para nos salvar. Quando aparece, o salvador é apenas um enganador que viaja em pangaré, crente que pode nos enganar dizendo ser sua montaria o Pégaso longamente aguardado que nos levaria em suas asas protetoras para o paraíso da administração honrada e competente que há tanto esperamos.
Mas ele não vem. Talvez não venha jamais. E ninguém nos manda sequer reclamar ao bispo, como se dizia antigamente.
É por isso que, tal qual vaquinhas de presépios, caminhamos bovinamente para o matadouro eleitoral, onde seremos servidos como churrasco aos donos do poder, que riem à bandeiras despregadas.