segunda-feira, 19 de julho de 2010

NÃO É NEGÓCIO!

A triste verdade, é que ninguém resolve os grandes problemas do Brasil - Amapá no meio - porque isso não interessa a ninguém do mundo da política.
Tomemos como exemplo a educação. Por quê a educação no Brasil é tão deficiente? Pela simples razão de que não interessa aos políticos de terceira classe que nos governam, a educação do povo. Currais eleitorais de analfabetos, independentemente de serem analfabetos puros e simples ou com diplomas de primeiro, segundo ou terceiro graus, são muito mais fáceis de serem manipulados. Não fosse assim e o Go-verno Federal, desde sempre, não faria da educação brasileira, esse monstrengo onde professores fingem que ensinam, alunos fingem que estudam, e o governo finge que paga os professores. Salvo as exceções, que sempre as há.
Outro exemplo: Em que pese as declarações do senhor presidente Lula de que as coisas , nunca antes na história deste país e blá, blá, blá; blá, blá, blá, a verdade é que não interessa a ninguém do andar de cima, a solução para o problema da fome que aflige, tortura e mata milhares de pessoas, Brasil a dentro e Brasil a fora todos os anos. Programas como Fome Zero e outras bolsas esmolas, ainda que eivados das melhores intenções e ótimas como discursos eleitoreiros, não resolvem nada porque são, antes de mais nada, cabides de empregos do chefetes políticos "A" ou "B", sem contar que, mais da metade da verba destinada à execução de tais programas, se perde no meio do caminho, graças à incompetência, à má fé e ao desvio de recursos para o bolso de alguém que tem votos aqui ou ali, e precisa ser adequadamente, digamos, lubrificado para que a máquina eleitoreira possa funcionar. Quanto aos famintos, os desgraçados, os miseráveis, danem-se, morram, levem o "farelo". Desde que votem no cacique de plantão, o resto é irrelevante, porque ao poderoso, só o poder interessa.
E é tão fácil resolver esse problema. Uma refeição básica em qualquer restaurante de terceira classe do país custa R$ 5,00. Alimentar apenas um daqueles famintos, daqueles desvalidos da sorte e abandonados à margem da vida, daqueles que não têm de seu sequer um olhar de misericórdia, daqueles que foram abandonados por Deus, pelo Diabo, pelos homens, pelos Exus e pelos deuses da chuva, custa bem menos.
Todos temos dinheiro para festas, carros importados, investimentos nos bancos da vida, gabinetes de luxo, telefones que fazem tudo e até telefonam, relógios de ouro, brincos, diamantes e outras coisas brilhosas e badulaques os mais diversos. Temos dinheiro para beber champagne Dom Pérignon 54, para almoçar em restaurantes cinco estrelas e nos hospedar em hotéis idem. Temos dinheiro para curtir férias em Paris, Londres ou Moscou. Mas não temos R$ 5,00 para pagar um miserável prato de comida para um menino de rua que implora com o olhar vazio, apenas o resto de comida que terá como destino o cesto de lixo. A nossa piedade é ótima para ser demonstrada nas igrejas. Mas ação que é bom, nem a nossa e muito menos do governo. No que se refere a nós, o pro-blema é dos outros, até porque não temos culpa nenhuma no cartório. Como culpa, se a culpa é sempre dos outros. Ou não?
A Justiça julga, condena e pune com o rigor da lei, todos os dias, pequenos traficantes de drogas, os chamados mulas, aqueles que transportam 5, 10, 15 ou 20 gramas de droga, seja ela qual for. Mas os peixes grandes, os tubarões da droga, aqueles que todos sabem quem são, esses ninguém prende, ninguém julga, ninguém condena e muito menos manda para as penitenciárias da vida. E sabem por que é assim? Porque não é negócio.
Outros problemas como excesso de presos nas penitenciárias, saúde de quinto mundo, ausência total de segurança, corrupção e todas as mazelas que os afligem o Brasil e os brasileiros desde e para sempre, não são e não vão ser resolvidos por uma questão muito simples: NÃO É NEGÓCIO!