domingo, 14 de novembro de 2010

PORQUE HOJE É DOMINGO

Conta-nos a história que Constantino o Grande, em 312 d.C., ao ter uma visão, mudou o signo dos escudos de seu exército, adotou a cruz e venceu uma batalha que, em tese, deveria perder para Maxêncio, inimigo e rival. Por causa disso, converteu-se ao catolicismo romano e mudou o dia sagrado que era o Shabbath (sábado em hebraico) adotado pela Igreja, para domingo, o dia do Sol. Desde então, o domingo é o dia sagrado dos católicos em todo o mundo. E convenhamos que faz sentido, afinal de contas, Jesus ressuscitou num domingo pela manhã.
E porque hoje é domingo, é dia de passear, de ir à praia, principalmente se esse dia especial começar iluminado por uma bela manhã de sol. Mas nem só de praia vive o domingo. Vive também de belos e arborizados parques, vive de passeios no campo, vive de igarapés, dos quais nossa terra é rica; vive de filmes na TV, vive de ternos momentos de carinho, quando se anda de mãos dadas pela beira do rio com a pessoa amada no entardecer de um belo dia; vive também de um pouco de preguiça, enfim, é o dia em que a ordem é relaxar. Mas, tudo isso, se é bom de ser vivido, precisamos lembrar que, porque hoje é domingo, temos o dever de rezar e agradecer a D’us pelas graças e bênçãos recebidas durante a semana, e por causa disso é que as igrejas, os templos e todos os locais de adoração a Ele ficam repletos de fiéis, que só querem receber um olhar de benevolência d’Aquele que tudo pode.
Por tudo isso e muito mais, é que este cronista deseja a todos os amapaenses, a todos os brasileiros e, porque não, a toda a humanidade, um domingo muito feliz, cheio de paz e amor. Shalom.