sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O APAGADO

Pretensão não lhe faltava. Achava-se, no mínimo, o máximo. Fosse ele romano, e adotaria o nome de Lux, o Iluminado. O problema é que não era. E nem é. Nem romano e nem iluminado. Não é sequer palito daquela marca de fósforos Fia Lux (Faça-se a luz). Na verdade, o máximo que poderia, em matéria de luz, seria receber o nome de Lúcifer, o mais belo dos primeiros filhos de Deus, que como se sabe, ao tentar dar um golpe de Estado no reino dos Céus, foi transformado em anjo decaído e recebeu o nome de Daímon (Demônio). E por causa dessa fracassada tentativa de golpe, foi condenado a ser o Príncipe das Trevas, dono e senhor do reino do Eterno Apagão, o Hades ou Inferno, como preferirem.
O certo é que, por ter mente tacanha e cérebro desprovido de neurônios, ignorância sobre tudo o que há de dimensões amazônicas e ser o principal responsável pelo “apagão” que “apagou” o Brasil, seu nome deveria ser Apagado. Apagado da Silva. Bom, mesmo, é se pudesse ser apagado de nossas vidas e da história deste país poucas vezes iluminado de bons governantes ao longo de mais de 500 anos de história.
E não é que Sua Excelência Apagado da Silva declarou recentemente que o apagão de Itaipu é episódio superado! Claro que é superado. Claro que foi superado. Como se sabe, a energia e a luz já voltaram, exceto em pontos localizados deste país continente que, visto do espaço extraterrestre, mais parece um eterno vagalume no seu piscar constante.
O que Apagado da Silva insiste em não saber, ou finge não saber, assim como a senhora Dilma Não Falei com Ela da Silva e o senhor Lobão Mau da Silva, é que o que nunca foi superado, assim como não o será, pelo menos em futuro previsível, é a incompetência governamental. Essa, brilha como nunca e dificilmente será apagada do mapa do descaso púbico generalizado deste pais, porque a única coisa que interessa aos nossos nada doutos governantes é o brilho maravilhoso do voto deste gado humano, que a cada eleição, bovinamente os elege e reelege desde sempre.
O senhor Lobão Mau da Silva, com aquela cara de lupino amarrotado e mal humorado que descobriu que não comeu a Chapeuzinho Vermelho das suas fantasias, e sim a vovozinha, que aliás, consta que de há muito sonhava em ser devorada. De preferência por um lobo muito mau, caso do senhor Lobão Mau da Silva, que por sua vez, foge pela tangente dizendo que a culpa de todos os apagões é de Santa Bárbara, aquela santa senhora que dispara raios mais poderosos que os do próprio Zeus. Exceto, claro, os apagões do governo anterior.
De tal sorte é que, se não apagarmos o senhor Apagado da Silva da possibilidade de ganhar as próximas eleições, pior pra nós. Estaremos condenados a apagões sucessivos per omnia secula seculorum.