quinta-feira, 18 de março de 2010

UM SANTO ESPECIAL

Com todo o respeito devido a todos os santos da Igreja Católica, devemos nos curvar cerimoniosamente diante daquele que foi o mais manso de coração entre todos os homens: José, marido de Maria e pai de Jesus.
São José é um dos santos mais populares da Igreja, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
Para nós, que temos a honra de ter esse homem extraordinário pelo amor e respeito que devotou a sua esposa, Maria, e pelo pai amoroso que foi do maior de todos os homens, isso, por si só, nos torna melhores por o termos como o padroeiro da nossa amada cidade de São José de Macapá.
Sabemos que José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que morou em Nazaré, que foi carpinteiro, ofício que ensinou a seu filho Jesus, que nasceu em Belém da Judeia e que era pertencente à tribo de Judá e que, muito embora um homem pobre, descendia do rei Davi e sua genealogia alcançava o próprio Abraão.
Orientado pelo próprio Javeh, foi personagem de uma fuga épica para o Egito, para colocar a salvo seu filho, que estava marcado para morrer sob as mãos de Herodes.
Muito embora seja discreto o lugar que José ocupa no Novo Testamento, porque aparece em função de Cristo e não dele mesmo, isso em nada o diminui. Muito ao contrário, o engrandece porque, pai do maior de todos os homens, recolheu-se e aceitou sua missão. Sabia que era partícipe do maior acontecimento de todos os tempos: o nascimento do Filho do Homem.
Por tudo isso e muito mais, pela crença mais absoluta na pureza de sua mulher, por ter sido escolhido pelo Todo Poderoso para ser o pai do homem que dividiu o tempo entre antes e depois dele, nós, tucujus, só temos que agradecer a Adonai porque nos destinou ficar sob a proteção desse santo especial chamado Yossef na sua língua natal.

POR QUE SERÁ?

A serem verdadeiras as pesquisas feitas pelo IPAL (Instituto de Pesquisa Amestrada do Lula), mais alguns dias e teremos Javeh, o Todo Poderoso, em patamar inferior ao do novo deus-lula. É o IPAL que garante que Lula, o Presidente Deficiente Cultural I e Único tem a aprovação de 83% da população e que a maneira de governar dele é aprovada por 75% que o acham ótimo e 19%, regular, ou seja, uma aprovação total de 94% dos brasileiros. Duvido que o Senhor dos Exércitos tenha tudo isso em termos globais. Lamento informar, mas a Pesquisa Amestrada prova e comprova que Adonai não está com nada e que Lula é o cara. Eles dizendo. Mas a coisa vai mais longe. O mesmo IPAL jura por todos os juros que 77% dos entrevistados confiam no amigo de Fidel Castro, Evo Morales, Armadinejad, Hugo Chávez e outros ditadores de opereta. E a pergunta que fica é: Por que será que o nosso mais que amado e adorado presidente, salve, salve, gosta de gente como essa, que as pessoas sérias chamam, na parte do elogio, de párias da comunidade internacional, ao lado de tupiniquins como José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, Antonio Pallocci, Daniel Dantas e outros trambiqueiros profissionais?
Enquanto isso, esse mesmo Lula trata mal os representantes de países como Israel, a única democracia consolidada no Oriente Médio, se recusa a extraditar para a Itália, um país essencialmente democrático, o terrorista Cesare Battisti, enquanto, ao mesmo tempo devolve a Cuba, atletas que só queriam viver livremente num país que eles pensam ser livre como o Brasil, enquanto se transforma em pano de passar no chão de gente como Hugo Chávez ou Fidel Castro? Isso sem contar que pretende empurrar goela abaixo da nação, gente como Dilma "Não Falei Com Ela” Roussef da Silva", aquela ilustre desconhecida, que diz que não fez o que fez e que também é especialista na arte de dizer bobagens?
Pensar é preciso. Ou não é preciso pensar? Por que será que assim é, e por que instituições como o IPAL mostram um quadro de perfeição de um governo que não informa a população que um terço dos municípios brasileiros não tem sequer Pronto Socorro, não tem educação e quando a tem é da pior qualidade possível, salvo as honrosas exceções? Por que será que políticos como esses, têm, necessariamente, de falar a língua bifurcada da serpente? Será que a verdade é tão feia que precisa ser ocultada a qualquer preço?
No final das contas, como disse um analfabeto estudante que se submeteu às provas do Enem, "depois vem o governo com aquela prosopeia flácida". Prosopeia flácida?, eu hein!