quinta-feira, 18 de março de 2010

UM SANTO ESPECIAL

Com todo o respeito devido a todos os santos da Igreja Católica, devemos nos curvar cerimoniosamente diante daquele que foi o mais manso de coração entre todos os homens: José, marido de Maria e pai de Jesus.
São José é um dos santos mais populares da Igreja, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
Para nós, que temos a honra de ter esse homem extraordinário pelo amor e respeito que devotou a sua esposa, Maria, e pelo pai amoroso que foi do maior de todos os homens, isso, por si só, nos torna melhores por o termos como o padroeiro da nossa amada cidade de São José de Macapá.
Sabemos que José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que morou em Nazaré, que foi carpinteiro, ofício que ensinou a seu filho Jesus, que nasceu em Belém da Judeia e que era pertencente à tribo de Judá e que, muito embora um homem pobre, descendia do rei Davi e sua genealogia alcançava o próprio Abraão.
Orientado pelo próprio Javeh, foi personagem de uma fuga épica para o Egito, para colocar a salvo seu filho, que estava marcado para morrer sob as mãos de Herodes.
Muito embora seja discreto o lugar que José ocupa no Novo Testamento, porque aparece em função de Cristo e não dele mesmo, isso em nada o diminui. Muito ao contrário, o engrandece porque, pai do maior de todos os homens, recolheu-se e aceitou sua missão. Sabia que era partícipe do maior acontecimento de todos os tempos: o nascimento do Filho do Homem.
Por tudo isso e muito mais, pela crença mais absoluta na pureza de sua mulher, por ter sido escolhido pelo Todo Poderoso para ser o pai do homem que dividiu o tempo entre antes e depois dele, nós, tucujus, só temos que agradecer a Adonai porque nos destinou ficar sob a proteção desse santo especial chamado Yossef na sua língua natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário