segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MINISTRO NÃO TEM COMPROMISSO COM A AMAZÔNIA

O deputado Jorge Amanajás (PSDB-AP) disse na sessão do último dia 19, na Assembléia Legislativa do Amapá (AL-AP) que “Carlos Minc não tem compromisso com a Amazônia”. O desabafo do deputado tucano e presidente da AL, ocorreu após elogiar a iniciativa do governador Waldez Góes, em promover o VI Fórum de Governadores da Amazônia, onde reuniu sete governadores e dois representantes (Maranhão e Rondônia). “Foram extraídas grandes propostas do encontro para a Amazônia Legal”, frisou Jorge Amanajás, que mostrou descontentamento em relação ao comportamento do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc para esta região. Para ele, o ministro não tem compromisso com os 25 milhões de habitantes da Amazônia Legal. “O ministro não disse a que veio. Não trouxe nenhuma proposta do Governo Federal. Só veio balançar a cabeça no que foi dito aqui e não deixou nada escrito, ou seja, ele não tem compromisso com esse povo”, frisou.
Para o deputado tucano, os governadores da Amazônia devem trabalhar unidos, porque só assim podem fazer com que suas vozes sejam ouvidas, não só no Brasil, como no resto do mundo”, avaliou. Para o presidente da AL, os governadores estão dando um grito de alerta: “Somos 25 milhões de habitantes, com índices de analfabetismo altssimos e investimento em educação baixíssimo.
Jorge Amanajás destacou matéria na revista Veja, onde é mostrado que o índice de Tuberculose na Amazônia, está acima da média nacional. “Vemos que os problemas continuam décadas após décadas, não são as bolsas que estão sendo dadas aos milhões que vão resolver. Porque as bolsas estão criando na realidade um grande universo de dependentes. Infelizmente é isso. As bolsas tem que ser aumentadas para colocar as nossas crianças nas escolas”, comentou, destacando que o caminho é investir na base da educação das nossas crianças, porque só assim, “a Amazônia vai conseguir sobreviver à tremenda pressão nacional e internacional”.
O comportamento do ministro Carlos Minc com a Amazônia preocupa. Jorge Amanajás. Ele também questionou a proposta que vai chegar a Copenhague, onde será apresentada a Carta de Macapá na Conferência das Partes das Convenções das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), nos dias 17 e 18 de dezembro deste ano. “Qual o dever de casa que o Governo Brasileiro já fez em relação à Amazônia?”, perguntou Jorge Amanajás.
Para Amanajás, do jeito que a Amazônia é tratada, governadores não conseguirão diminuir o abismo que separa os estados amazônicos e nordestinos dos estados ricos do Sul e Sudeste. “Se não tivermos um entendimento de uma política voltada pra Amazônia, vamos continuar no mesmo lugar. Temos uma região rica, com apenas 6% de saneamento básico, água e esgoto. Um índice muito abaixo do nacional. E o ministro do Meio Ambiente vem ao Amapá e, num encontro não traz uma proposta pra somar com os governadores”, isso é intolerável, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário